Uma frente fria se aproxima do Sul do país nesta quarta-feira (13) e provoca volumes de chuvas em boa parte da região, mas os volumes não devem ser expressivos. Em Santa Catarina e no Paraná o tempo firme volta a predominar, possibilitando que as atividades no campo retornem.
Chuvas intensas estão previstas para o Sudeste, com destaque para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Centro-Oeste estão previstos acumulados que podem ultrapassar dos 50 milímetros são esperados, acompanhados por raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente em Mato Grosso e em áreas de Goiás.
A expectativa no Nordeste é de tempo seco e sem chance de chuvas significativas. A umidade relativa do ar deve ficar baixa. Volumes isolados podem ocorrer no Maranhão, Piauí e na Bahia.
Pancadas acima de 50 milímetros podem ocorrer no Norte do país, por conta da combinação entre um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e o calor de alta intensidade. Os maiores volumes devem ocorrer em Rondônia, Tocantins e no Amapá.
Com informações do Instituto Nacional de Metereologia
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
Foto capa: Pixabay