Mapa registra diminuição da prática de adulteração de méis por açúcares

Entre amostras analisadas 7,46% apresentaram resultados não conformes

23/11/2023 às 20:51 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foram encontradas adulterações por açúcares C-4, como xaropes de milho ou de cana-de-açúcar, em 7,46% das 67 amostras de mel analisadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). 

Este resultado, que se deu em continuidade ao trabalho de combate a prática de fraude no mel brasileiro demonstra diminuição do índice de não conformidades quando comparados com a operação do ano anterior, quando o resultado foi de 13,13%, das 99 amostras analisadas.

A Operação do Mel 2023 ocorreu nos comércios varejistas em produtos elaborados em estabelecimentos sob SIF (Serviço de Inspeção Federal) e em estabelecimentos com equivalência no Sisbi-POA.

Para a amostragem, foram coletadas 67 amostras em 42 dos 194 estabelecimentos elaboradores de mel com registro no SIF que produziram entre 2022 e 2023. Isso representa 21,65% do total de estabelecimentos do Brasil. Entre esses 42 estabelecimentos, quatro obtiveram amostras com resultados não conformes.

Nesta operação específica, não foi coletada nenhuma amostra de mel produzido por estabelecimento importado.

A adição de açúcares ao mel configura fraude econômica ao consumidor. Para cada amostra não conforme, o Serviço de Inspeção Federal adotou as ações fiscais e medidas cautelares previstas na legislação junto aos estabelecimentos produtores e seus produtos.

As amostras foram coletadas pelas equipes dos SIPOA (Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e analisadas pelos LFDA (Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária).

Com informações e fotografias do Mapa


Últimas Notícias