
Essa semana começa com uma frente fria avançando pelo Centro-Sul do país. No Sudeste a chuva persiste na maior parte da região nesta segunda-feira (20), as instabilidades climáticas podem provocar temporais e chuva volumosa entre o Rio de Janeiro, norte de São Paulo e boa parte de Minas Gerais, não se descartando o potencial para transtornos.
Temporais e volumes expressivos ainda podem ser registrados em boa parte do Centro-Oeste devido ao efeito da frente fria. Ventos, raios e granizo podem atingir os três estados, além do Distrito Federal. A chance de chuva é menor no sul de Mato Grosso do Sul devido a aproximação de uma massa de ar seco.
Devido a aproximação da frente fria que gera uma maior presença de umidade, a chuva volta a se espalhar pelo Nordeste. São esperadas pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol. Por enquanto, não são esperados volumes elevados. O tempo firme vai predominar na faixa leste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte.
As instabilidades tropicais continuam influenciando no clima da região Norte, com pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor. Volumes expressivos e temporais podem atingir os estados de Rondônia e Amazonas.
Já no Sul do Brasil, o quadro é outro, enfim a chuva vai embora e a trégua chega junto com uma massa de ar seco inibindo a formação de novas instabilidades. A expectativa é de sol entre poucas nuvens em praticamente toda a região, com exceção do litoral do Paraná e de Santa Catarina que tem potencial de precipitações fracas.
Confira mais detalhes no agroclima:
Com informações da X Weather Meteorologia
Foto: Freepik