Brasil conquista 57 novos mercados para a exportação agropecuária

Entre os principais destaques está a comercialização para as carnes bovinas e suínas

15/11/2023 às 08:49 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Brasil recebeu autorização para iniciar as exportações de produtos agropecuários para 57 novos mercados nos últimos 10 meses. Entre os principais mercados alcançados, destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente. Além do algodão brasileiro, no Egito, e frutos de mamão "papaya" que, agora podem ser apreciados também no Chile.    

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) além das aberturas de mercado, o empenho das equipes do ministério alcançou outras conquistas relevantes, como a suspensão do embargo à importação de carne bovina brasileira na China, após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”), e ainda, a aceitação dos estoques de carne produzidos antes do início do embargo. Também obtivemos o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro ao mercado chinês.  

No Chile e em Cuba, foram celebrados acordo de cooperação para adoção do sistema de “pre-listing” para habilitação de estabelecimentos exportadores.  Já no Reino Unido, houve a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos pela autoridade do país exportador (pre-listing) e a retirada dos controles reforçados na inspeção britânica de carregamentos de produtos de origem animal do Brasil. 

Com informações e foto do Mapa
 


Últimas Notícias