Pancadas de chuva persistem no Sul do país nesta quinta-feira (16), por conta do avanço de uma frente fria. Volumes altos podem ser refistrados no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Temporais com ventos, raios e granizo, também devem ocorrer desde a metade norte gaúcha até o norte do Paraná, transtornos não devem ser descartados.
No Sudeste chuvas são esperadas, principalmente em São Paulo,em razão da aproximação de uma frente fria que recebe o suporte de uma área de baixa pressão atmosférica na costa entre o Sul e o Sudeste. Ventos, raios e até granizo podem ser registrados, mas por enquanto, o volume não deve ser muito elevado. Precipitações isoladas chegam ao Rio de Janeiro, mas com menor intensidade.
Boa parte do Centro-Oeste devem registrar altas temperaturas e permanecer com o tempo firme. Acumulados rápidos podem atingir boa parte de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, devido a combinação entre calor e umidade, influenciada por uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente.
O tempo firme volta a predominar em todo o Nordeste por conta de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação de instabilidades. O dia será seco, ensolarado e muito quente em todos os estados.
Chuvas rápidas e mal distribuídas são esperadas no Norte do país, em razão da combinação entre calor e umidade. Não são esperados altos volumes de chuva e nem temporais.
Com informações da X Weather Meteorologia
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
Foto capa: Pixabay