Conab realiza leilão de apoio à comercialização de borracha

Evento ocorre na próxima quinta-feira (16)

13/11/2023 às 11:37 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quinta-feira (16) a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizará a operação de leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa sediados nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. 

O prêmio se dará pela produção, venda e escoamento de 7.000 toneladas de borracha natural da safra 2023/2024. O volume de borracha natural será limitado à produção declarada no Sican Safra (Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes). 

As quantidades serão definidas conforme sua origem e os limites estabelecidos podem ser acumulados nos casos em que o mesmo participante arremate em lotes/UF diferentes. O somatório das operações arrematadas pelo produtor, não poderá exceder o total da produção prevista na área declarada no Sican. Em caso de excesso, a quantidade ficará sujeita ao cancelamento e à aplicação das penalidades.

Serviço

Para o leilão, os participantes deverão estar cadastrados no Sican.

Cooperativas de produtores rurais terão até 02/01/2024 para efetuarem o cadastro de seus cooperados que fornecerão o produto para participação no leilão. A mesma deverá apresentar a documentação de comprovação e a Autorização de Cadastro no Sican do cooperado.

A ação foi autorizada pela Portaria Interministerial nº 11, de 28 de agosto de 2023, publicada em 22/09/2023, dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; da Agricultura e Pecuária; da Fazenda; e do Planejamento e Orçamento, que definiu recursos de até R$ 70 milhões para escoamento da safra 2023/2024, com origem nos estados especificados e destino a qualquer localidade do Brasil.

Saiba mais detalhes sobre a operação no Aviso Nº 114/2023. 

Com informações da Conab


Últimas Notícias