Desenvolvimento da cadeia produtiva do tabaco no Brasil é tema de reunião

Ministro Carlos Fávaro recebeu representante e lideranças da região Sul

23/10/2023 às 09:51 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O desenvolvimento da cadeia produtiva do tabaco no Brasil, foi pauta de reunião do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). O Ministro Carlos Fávaro recebeu os representantes do setor do tabaco, prefeitos e parlamentares federais, estaduais e municipais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A reunião teve foco na Região Sul, onde ocorre a parcela mais expressiva da produção deste produto no país. O secretário-adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz, e o coordenador de Culturas Anuais, Gustavo Firmo, também estiveram presentes.

Em 2022, a exportação do fumo não manufaturado totalizou US$ 2,24 bilhões. A cifra rendeu ao Brasil o título de maior exportador mundial do produto no período, de acordo com os dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Durante a reunião, o setor também reivindicou a posição do Mapa na 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, que ocorre em novembro, no Panamá. 

Fávaro esclareceu que o Ministério da Agricultura está disposto a trabalhar em harmonia com outras pastas do Governo Federal envolvidas nas discussões da COP 10, mas que a defesa e a proteção dos produtores rurais, sobretudo aqueles que dependem economicamente do cultivo do tabaco para sua subsistência, é prioridade no Mapa.

Com informações e fotografia do Mapa


Últimas Notícias