
A semana começa com previsão de chuva em pelo menos três regiões do país. Nesta segunda-feira (23) mais uma frente fria e temporais se aproximam do Sul do país. São esperados volumes expressivos em diferentes áreas do Rio Grande do Sul, além de ventos, raios e eventual queda de granizo
Entre o centro e oeste de Santa Catarina e o oeste do Paraná, também são esperadas pancadas de chuva, mas ainda sem altos acumulados. Porém, no norte catarinense e no centro e leste paranaense, a expectativa é de tempo firme e calor.
Já no Centro-Oeste do Brasil pancadas rápidas, isoladas e sem alto volume são esperadas e o produtor deve ter atenção ao risco de trovoadas e ventos no sul do Mato Grosso do Sul devido a proximidade com uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente. Na maior parte de Goiás e no Distrito Federal, tempo firme e quente.
Também são esperadas pancadas de chuva na região Norte devido a atuação das instabilidades tropicais, mas são esperadas precipitações rápidas, mal distribuídas e com intensidades diferentes. Em pontos isolados do Amazonas, de Roraima e do Pará, o volume pode ser mais elevado e existe risco para temporais.
O quadro muda no Sudeste e o tempo firme deve se espalhar com a atuação de uma massa de ar seco. A chance de chuva passa a ser bem menor e a temperatura continua elevada na região.
O tempo firme também persiste sobre a maior parte da região Nordeste devido a inibição da formação de instabilidades sobre a atuação de um massa de ar seco. Chuvas bem isoladas podem ser esperadas na faixa leste da região e também no noroeste do Maranhão.
Confira mais detalhes no agroclima:
Com informações da X Weather Meteorologia
Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil