O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) publicou nesta segunda-feira (16) a Portaria nº 902, que abre consulta pública pelo prazo de 60 dias, a minuta de Portaria que institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle da praga quarentenária presente Amaranthus palmeri, também conhecido como caruru palmeri.
A praga foi oficialmente identificada no Brasil, no ano de 2015 no estado de Mato Grosso e, em dezembro de 2022, no estado do Mato Grosso do Sul. O Amaranthus palmeri é uma planta daninha de difícil controle em função de suas características biológicas e pela resistência adquirida a herbicidas de diferentes mecanismos de ação.
Além disso, é a praga que obteve o maior valor global na hierarquização que elencou a relação das 83 pragas consideradas como de maior fitossanitário para o Brasil.
As medidas de prevenção e controle para esta praga em território brasileiro têm sido adotadas desde 2016, em razão de sua presença na lista oficial de Pragas Quarentenárias Presentes, devido às suas características biológicas, importância econômica e dispersão limitada no país.
As ações são executadas pelos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal e coordenados pelo Mapa, por meio do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária).
Serviços
As sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas por meio do Sisman (Sistema de Monitoramento de Atos Normativos), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link.
Para ter acesso ao Sisman, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no SOLICITA (Sistema de Solicitação de Acesso), por meio do link.
Com informações do Mapa
Foto: Clênio Araujo/ Embrapa