Picão-preto é resistente ao herbicida glifosato no Brasil

Caso foi descoberto no município de Juranda, estado do Paraná 

11/10/2023 às 14:05 atualizado por Da redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Resistente ao herbicida glifosato no Brasil foi identificada a primeira ocorrência da planta daninha picão-preto (Bidens subalternans) na safra 2022/2023. “Mesmo após aplicações sequenciais de glifosato, nas doses recomendadas nos rótulos e bulas, e realizadas corretamente, o produto não controlou as plantas de picão-preto em lavouras de soja”, relata o pesquisador da Embrapa Fernando Adegas.

A dificuldade de controle foi relatada à Embrapa Soja por técnicos da Coamo Cooperativa Agroindustrial, que observaram a sobrevivência de uma população dessa espécie, no município de Juranda (PR). 

Um grupo composto iniciou os estudos de comprovação da resistência em condições controladas. “Primeiramente, coletamos plantas sobreviventes na área para iniciar os estudos. Foram avaliadas, análises em adicionais, amostras de sementes e plantas de população de picão-preto, também com suspeita de resistência ao glifosato, provenientes de outras propriedades, assistidas pela cooperativa Lar”, conta Adegas.

Em 2018, uma equipe de pesquisadores da Embrapa Soja e da Universidade Estadual de Maringá acordou no Paraguai, o primeiro, e até então o único, caso de resistência dessa espécie ao glifosato no mundo. Agora o Paraguai e o Brasil têm relatos de ocorrência de picão-preto resistente ao glifosato.

A Embrapa e as cooperativas Coamo e Lar estão elaborando ações de monitoramento, manejo, mitigação e contenção da população de picão-preto resistente.

Picão-preto

O picão-preto é uma planta daninha de ocorrência no Brasil, com predominância de duas espécies principais: Bidens pilosa e Bidens subalternans. 

Apesar da identificação da resistência de Bidens subalternans ao glifosato, as populações de picão-preto já foram descritas como resistentes a outros herbicidas na década de 1990. Nesse período, os principais herbicidas utilizados para o controle desse infestante eram os inibidores da enzima acetolactato sintase ( ELA). 

Com informações e foto da Embrapa 
 


Últimas Notícias