Levantamento da Conab prevê produção de grãos em 317,5 milhões de toneladas

Arroz e feijão apresentam uma expectativa de aumento

10/10/2023 às 10:36 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com o levantamento realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a safra industrial de grãos no ciclo 2023/2024 pode chegar a uma produção de 317,5 milhões de toneladas. Esse número é menor que o estimado na temporada anterior, influenciada pela perspectiva inicial de diminuição na produtividade média.  

Entre as principais  culturas acompanhadas, o arroz apresenta uma expectativa de aumento tanto na área plantada quanto na produtividade média , com expectativa de produção de 10,8 milhões de toneladas, alta de 7,7% em comparação ao volume colhido na safra 2022/2023. A estimativa realizada pela Conab também prevê uma melhora de área para o feijão, podendo alcançar 2,78 milhões de hectares. 

O presidente da Conab, Edegar Pretto, afirma estar com as expectativas altas para a colheita: “É preciso acompanhar o desenvolvimento das culturas e os ajustes que realizaremos ao longo da temporada, que podem fazer com que a produção desta safra supere inclusive a da safra passada. No entanto, mesmo que não seja um novo recorde, temos a expectativa de uma boa colheita”. 

As estimativas para a soja, o principal grão cultivado no país, são de crescimento na área, com previsão de 45,18 milhões de toneladas  e uma produtividade média inicial estimada em 3.586 quilos por hectare. A produção deve alcançar aproximadamente 162 milhões de toneladas, e caso confirmada, o volume colhido será um novo recorde para a cultura. 

Com informações da Conab
Foto capa: Embrapa
 


Últimas Notícias