Caso de gripe aviária em leão-marinho-da-patagônia é confirmado no Brasil

País segue com status livre da doença perante a OMSA

05/10/2023 às 08:30 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

Foi detectado o vírus da IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) em um leão-marinho-da-patagônia encontrado na praia do Cassino, no município de Rio Grande, litoral do Rio Grande do Sul. O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou o caso nesta quarta-feira (5). 

No Brasil, esse é o primeiro foco da doença registrado em mamíferos marinhos. Casos em mamíferos também já foram reportados nessa mesma espécie no Peru, Chile, Argentina e Uruguai.

A investigação e a colheita das amostras foram conduzidas em conjunto com o Centro de Recuperação de Animais Marinhos de Rio Grande. As amostras foram processadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas (LFDA-SP), referência na América do Sul para o diagnóstico do vírus, que confirmou tratar-se do H5N1, vírus da influenza aviária de alta patogenicidade já detectado em diversas espécies de aves silvestres no país.

A indicação do Mapa é que a população evite se aproximar do local onde os focos foram registrados e que não toque em animais doentes ou mortos para prevenir o contágio e a disseminação da doença.

Não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária perante a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), por não haver registro da doença na produção comercial.

Com informações e imagens do Mapa.


Últimas Notícias