Café do Sudoeste de Minas se destaca pela qualidade e rastreabilidade

Cafés da região são cultivados em áreas montanhosas

02/10/2023 às 20:49 atualizado por Da redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A região Sudoeste de Minas celebra o crescimento de sua família de cafeicultores com a chegada de 18 novos associados. "É com grande alegria que recebemos esses 18 novos associados em nossa comunidade, que compartilham dos mesmos valores e compromissos com a qualidade na cafeicultura do Sudoeste de Minas”, disse a gestora do Comitê de Ação Estratégica no Desenvolvimento do Associado, Juliana Paulino. 

A região Sudoeste de Minas é composta por 21 municípios, incluindo Arceburgo, Alpinópolis, Alterosa, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Conceição de Aparecida, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso. Essa região responde por impressionantes 10% da produção cafeeira de todo o estado de Minas Gerais. Segundo dados da Emater-MG, a região colhe, em média, 2,6 milhões de sacas de 60 kg anualmente.

A Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas tem o orgulho de dar as boas-vindas a esses novos membros, que compartilham dos valores e da dedicação que são a marca registrada da região. Juntos, eles continuarão elevando o padrão de qualidade e promovendo o café de excelência que tornou o Sudoeste de Minas famoso.

Em 2022, a Associação solicitou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o reconhecimento da Marca Coletiva Sudoeste de Minas e deu entrada no pedido de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência (IP). Os cafés da região são cultivados em áreas montanhosas, variando entre 700 a 1.250 metros de altitude. Na xícara, apresentam um sabor doce, com notas distintas de chocolate, avelã, caramelo, frutas amarelas, frutas secas, mel e melaço; aroma de chocolate, frutado e açúcar mascavo; acidez cítrica; e corpo denso. Em julho de 2023, a região recebeu o reconhecimento de Indicação de Procedência, consolidando seu lugar entre as origens brasileiras de café de origem controlada.

O Sudoeste de Minas é a quinta região produtora de café do estado a receber essa distinção, o que é resultado do árduo trabalho dos cafeicultores locais com o apoio do Sebrae Minas. Agora, os cafés produzidos na região poderão ser comercializados com a garantia de origem, proporcionando aos consumidores a experiência única de saborear um produto genuíno e especial. 

Além disso, a atividade tem contribuído significativamente para o incremento do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios produtores, que já atingiu o valor de R$ 12,2 bilhões, segundo dados do IBGE (dados de 2020).

Serviço
Aqueles que desejam conhecer mais sobre o trabalho e os cafeicultores da região podem visitar o site oficial em www.sudoestedeminas.org.br ou entrar em contato diretamente por e-mail através de [email protected].
 

Veja a entrevista durante o programa Agricultura BR: 

 


Últimas Notícias