
Nesta terça-feira (26) foi autorizada a ordem de serviço para início da pavimentação da rodovia BR-158, no Vale do Araguaia. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinaram o documento em Mato Grosso.
Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) , o investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões. Pela rodovia passa produção de soja, milho e algodão que são exportados para o mercado internacional.
A BR-158 é considerada um importante corredor logístico que escoa a produção mato-grossense para o restante do país, além de melhorar os deslocamentos da população.
A autorização para o início da obra se deu pela a renovação da Licença de Instalação, emitida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Esperada por décadas pela população do Vale do Araguaia, em especial pelos produtores rurais, ao todo a obra vai asfaltar cerca de 195km em um contorno da Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé, em Mato Grosso.
Serão dois lotes de obras, sendo um com 94km e outro com pouco mais de 101km. Estima-se que passem pelo trecho completo a ser pavimentado cerca de 2.000 veículos diariamente.
Com informações do Mapa
Foto: Pixabay