Firmada cooperação agrícola entre Brasil e Vietnã

Documento foi assinado pelo ministro Carlos Fávaro e Nguyen Hoang Hiep

26/09/2023 às 10:00 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Durante cerimônia realizada no palácio do Itamaraty entre o presidente Lula com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh, foi firmado o Plano de Ação para o acordo de Cooperação Agrícola entre os países. 

O documento foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo vice-ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, Nguyen Hoang Hiep, nesta segunda-feira (25).O Vietnã é um dos maiores mercados de produtos do agronegócio brasileiro e recebe praticamente o mesmo que a França em exportações brasileiras.

O Plano de Ação entre o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e o Mard (Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã) efetivamente implementou o Memorando de Entendimento firmado em 2018. 

O plano de ação compreende o período de 2023 a 2025 e tem como propostas a troca de dados da exportação agropecuária, regulamentação e negociação de mercado de importação e exportação de produtos agropecuários, florestais e de pesca.

“O Vietnã é o nosso sexto maior comprador mundial. Compram soja, milho, algodão, carne bovina e querem ampliar essa relação comercial, inclusive de produtos como o café, do qual são produtores”, explicou o ministro Carlos Fávaro.

“Assinamos um plano de ação que vai nos permitir avançar na abertura do mercado vietnamita para novos produtos agropecuários brasileiros”, declarou o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chính.

A pedido do presidente Lula, o Mapa realizará uma missão oficial ao Vietnã para conhecer o potencial de máquinas para pequenos produtores e o fortalecimento da relação comercial entre os países.

Com informações e foto do Mapa 
Com supervisão de Elaine Silva, jornalista


Últimas Notícias