Japão suspende importação de carne de aves de Mato Grosso do Sul

Medida foi adotada após a confirmação de gripe aviária na cidade de Bonito 

20/09/2023 às 09:15 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo japonês suspendeu temporariamente as importações de ovos, aves vivas, carne de aves e seus subprodutos do estado de Mato Grosso do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi notificado, nesta terça-feira (19). 

A suspensão ocorreu após a confirmação do foco no município de Bonito em uma criação de aves domésticas de subsistência. A comercialização com os demais estados continua normalmente. 

Até o momento, não há nenhum foco confirmado da doença em produção comercial. Desta forma, o país segue com status livre de influenza aviária de alta patogenicidade perante a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).

Entenda o caso

Foi confirmado nesta segunda-feira (18) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) em uma criação de aves domésticas de subsistência na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul. 

O total de focos confirmados no Brasil sobe para 103, sendo 100 em aves silvestres e 03 de aves de subsistência. O novo foco não consta na primeira atualização do Painel BI, mas será incluído ainda na data de hoje. Na plataforma disponibilizada pelo Mapa é possível consultar as quantidades de focos, locais e as espécies afetadas pelo vírus.

Exportação

O Brasil é líder nas exportações de frango para o mundo, respondendo por 35% do mercado global. Segundo dados do AgroStat (sistema de estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro), Mato Grosso do Sul exporta ao país 18,4% de sua produção de carne de frango in natura. 

As medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco.
 


Últimas Notícias