As chuvas ainda não dão trégua no Sul do país nesta quarta-feira (20), temporais são esperados com ventos, raios e eventual queda de granizo desde o sul gaúcho até o noroeste do Paraná. Apesar das precipitações, o Paraná deve atingir temperaturas altas, o que é um forte combustível para as tempestades.
Pancadas rápidas e isoladas devem atingir São Paulo, o volume deve ser baixo, mas temporais são previstos por conta da combinação entre calor e umidade. Nas demais áreas o tempo deve ficar seco e ensolarado, as temperaturas devem subir nos últimos dias de inverno, por conta da onda de calor que atinge boa parte do país.
O calor acima do normal no Centro-Oeste tem causado bastante preocupação, a previsão é de que as temperaturas continuem subindo. Em boa parte da região chuvas rápidas são previstas, mesmo que de maneira rápida e intercaladas com período de melhoria.
O tempo seco ainda predomina no Nordeste e a previsão é de altas temperaturas, a formação de um Vórtice Ciclônico, conhecido como VCAN, intensifica o calor na região. As chuvas no litoral ainda devem ocorrer, mas sem grandes acumulados.
Precipitações devem ocorrer no Norte do país, mas sem grandes volumes, somente em Rondônia, que há chance de temporal por conta das instabilidades no interior do continente. Nas demais áreas o tempo deve ficar seco e ensolarado.
Temperaturas:
Em Duque de Caxias (RJ) a temperatura máxima pode atingir os 33 graus. Em Camapuã (MS) a máxima prevista pode chegar a 37 graus.
Com informações da X Weather Meteorologia
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.