Estiagem provocou mudanças no ranking da safra 2022

Mato Grosso é lider de produção nacional

15/09/2023 às 15:01 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em 2022, o clima desfavorável na região Sul fez com que o Rio Grande do Sul perdesse a liderança no ranking de estados produtores. A liderança agora é do estado de Mato Grosso, os campos mato-grossenses são proprietários de 21,1% do valor da produção agrícola nacional.

Soja, milho e algodão são o carro chefe. O Centro-Oeste é o maior celeiro do país, com valor de produção de R$ 304 bilhões.

São Paulo é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar e laranja,  ocupa o segundo lugar, com 12,4% da produção nacional. Minas Gerais é o terceiro colocado e lidera na produção de café, com 10,5% do agro nacional. 

Mesmo com a estiagem, o Paraná permanece ocupando o quarto lugar do ranking. O Rio Grande do Sul apresentou uma diminuição de 28,8% no valor da produção em 2022, saindo da segunda para a sexta posição.

Os dez municípios com os maiores valores da produção agrícola geraram juntos R$ 74,7 bilhões, concentrando 9% do valor obtido no país. Desses, seis pertenciam a Mato Grosso, enquanto Bahia e Goiás aparecem com duas cidades cada. 

Com informações da Agência Brasil 
Foto capa: Mapa
 


Últimas Notícias