
Em 2022, o clima desfavorável na região Sul fez com que o Rio Grande do Sul perdesse a liderança no ranking de estados produtores. A liderança agora é do estado de Mato Grosso, os campos mato-grossenses são proprietários de 21,1% do valor da produção agrícola nacional.
Soja, milho e algodão são o carro chefe. O Centro-Oeste é o maior celeiro do país, com valor de produção de R$ 304 bilhões.
São Paulo é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar e laranja, ocupa o segundo lugar, com 12,4% da produção nacional. Minas Gerais é o terceiro colocado e lidera na produção de café, com 10,5% do agro nacional.
Mesmo com a estiagem, o Paraná permanece ocupando o quarto lugar do ranking. O Rio Grande do Sul apresentou uma diminuição de 28,8% no valor da produção em 2022, saindo da segunda para a sexta posição.
Os dez municípios com os maiores valores da produção agrícola geraram juntos R$ 74,7 bilhões, concentrando 9% do valor obtido no país. Desses, seis pertenciam a Mato Grosso, enquanto Bahia e Goiás aparecem com duas cidades cada.
Com informações da Agência Brasil
Foto capa: Mapa