Preço mínimo de culturas de verão sofre reajuste do governo

Medida atingirá a safra de 2023/2024

04/09/2023 às 21:45 atualizado por Maria Fernanda Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

Reajustes estabelecidos pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) no dia 24 de agosto, irão alterar os preços mínimos para as culturas de verão, regionais e também de sementes válidos para a safra de 2023/2024. 

A decisão foi divulgada pelo governo federal na última sexta-feira (1º), com publicação na Portaria Nº 612 do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) no DOU (Diário Oficial da União). 

Para os principais produtos, os reajustes variaram de acordo com o comportamento do custo variável da cultura e dos parâmetros econômicos que influenciam a formação de preços.

A PGPM (Política de Garantia de Preços Mínimos) tem a intenção de diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima funcionando, assim, como um seguro de preços para o produtor.

Nessa política, caso o preço do produto no mercado fique abaixo do mínimo, o governo, por meio da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), deve agir de forma a garantir uma remuneração mínima ao produtor, ao mesmo tempo em que estimula a reação de preços no mercado.

Com informações do Mapa 
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista. 
Foto: Divulgação/Mapa


Últimas Notícias