A primeira semana de setembro vai começar chuvosa no Sul do Brasil, devido ao avanço da frente fria que ainda será capaz de gerar altos volumes e temporais com raios e queda de granizo. O sistema é empurrado por um ciclone na costa que vai gerar ventos de até 80km/h na faixa leste e ondas acima de 3 metros de altura.
No Nordeste o tempo firme se espalha pela maior parte da região, com céu claro e ensolarado sob efeito de uma massa de ar seco. Pode chover de forma isolada e sem grande intensidade apenas nas áreas costeiras desde a Bahia até Pernambuco.
Expectativa de chuvas volumosas e temporais em partes do Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso devido ao avanço de uma frente fria que pode gerar ventos de até 70km/h, além de raios e queda de granizo.
A frente fria também avança no Sudeste. A região tende a apresentar tempo mais fechado e com chuva, principalmente no estado de São Paulo, além do sul e triângulo mineiro. A previsão é de pancadas de chuva acompanhadas por ventos de fraca a moderada intensidade, além de raios.
Pancadas isoladas podem ser registradas no oeste da região Norte, desde Rondônia até Roraima, por conta de instabilidades tropicais não são esperados grandes acumulados. Já no Pará, no Amapá e no Tocantins, tempo seco e quente.
Confira mais detalhes no agroclima:
Com informações da X Weather Meteorologia
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
Foto: Pixabay