Concurso da raça Holandesa é marcado por protesto do setor leiteiro

Movimentação foi na Expointer durante o tradicional banho de leite 

30/08/2023 às 13:09 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Durante o tradicional banho de leite, os proprietários das vacas campeãs do concurso leiteiro da raça Holandesa mostraram a união dos produtores de leite do Estado na busca por soluções para os altos custos de produção e para a concorrência com o produto importado, que invadiu o mercado brasileiro. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (29) durante a programação da 46ª Expointer.

Promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), o banho de leite também serviu para fomentar a solidariedade. Em conjunto com o Sindicato das Indústrias de Lácteos (Sindilat), a Gadolando vai doar mais de 2,1 mil litros de leite para a prefeitura de Esteio (RS) distribuir às entidades assistenciais da cidade. O cálculo foi baseado no resultado das ordenhas vencedoras das vacas holandesas e jersey, multiplicado pelos dez dias de duração da Expointer.

O proprietário de duas vacas que foram as maiores produtoras de leite na exposição, Paulo Ferraboli, foi uma dos produtores que carregaram a faixa com o alerta sobre o risco de colapso no setor leiteiro gaúcho. “Hoje não nos sobra recursos para fazer investimentos. A conta não fecha mais”, lamentou. 

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, salienta a importância de medidas de proteção para os produtores, que há anos vêm sofrendo com os altos custos de produção e que, em 2023, se depararam com um aumento vertiginoso nas importações de leite de países como Uruguai e Argentina.  Ainda segundo Tang, os produtores decidiram participar da Expointer, mesmo com os problemas enfrentados. A exposição é o momento de reconhecer o investimento que os criadores fazem em genética e no manejo dos animais – os dois fatores que possibilitam resultados vultuosos como os demonstrados no concurso leiteiro. 

Premiação
Duas vacas da Granja Ferraboli, de Anta Gorda (RS), foram as maiores produtoras de leite desta edição da Expointer. Na categoria Jovem, Ferraboli 441 Natalia Unix se destacou, tendo produzido 78,55 quilos de leite na ordenha do dia. Já entre as adultas, a vencedora foi Festleite P Ferraboli 407 Supersire, que produziu impressionantes 82,69 quilos.

Foto: Paulo Keitel
 


Últimas Notícias