Estação de Tratamento de Água do Guandu volta a funcionar no RJ

Unidade havia interrompido o fornecimento de água devido à presença de surfactantes

29/08/2023 às 10:09 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu voltou a fubncionar às 4h17 desta terça-feira (29), com 100% de capacidade. O governo estadual através da estatal Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) divulgou uma nota à imprensa que considerava o retorno do abastecimento. 

Na madrugada de segunda-feira (28) a ETA havia interrompido o fornecimento de água na unidade, após técnicos identificarem a presença de grande volume de surfactantes (composto presente nos detergentes) no Rio Guandu. 

Técnicos da unidade confirmaram, por meio de monitoramento e análises laboratoriais, que não há mais risco de alterações na qualidade da água tratada.

A companhia informou que a água com surfactante não foi, em momento algum, distribuída para a população. Assim que foi constatada a presença do composto, a captação foi interrompida, e a água que estava no interior da estação foi descartada.

Normalização

De acordo com o governo, o abastecimento de água pode levar até 72 horas para ser normalizado nas regiões atendidas pelo sistema Guandu, que inclui o Rio e vários municípios da Baixada Fluminense (como Duque de Caxias e Nova Iguaçu).  

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), da Polícia Civil, estão buscando identificar quem descartou o material no rio Guandu.  

Em entrevista coletiva na segunda-feira, o Inea e a Cedae informaram que o material foi lançado na água de forma criminosa. 

Com informações da Agência Brasil 
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista 
Foto: Divulgação/ Inea


Últimas Notícias