Brics contará com seis novos países em sua formação

Grupo realizou o convite para integração de outras nações em 2024

24/08/2023 às 09:06 atualizado por Maria Fernanda Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi anunciado hoje (24) pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, durante coletiva de imprensa, a ampliação dos membros da cúpula dos Brics. O bloco composto por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul convidou os países: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã para se unir ao grupo. 

“Decidimos convidar Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes para se tornarem membros permanentes do Brics. A nova composição passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2024”, disse Ramaphosa. “Valorizamos o interesse de outros países em construir uma parceria com o Brics”, completou. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a ampliação do bloco em suas redes sociais“A relevância do Brics é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Como indicou o presidente Ramaphosa, é com satisfação que o Brasil dá as boas-vindas ao Brics à Arábia Saudita, à Argentina, ao Egito, aos Emirados Árabes Unidos, à Etiópia e ao Irã”. 

“Muitos alegavam que os BRICS seriam demasiado diferentes para forjar uma visão comum. A experiência, contudo, demonstra o contrário. Nossa diversidade fortalece a luta por uma nova ordem, que acomode a pluralidade econômica, geográfica e política do século XXI”, destacou Lula. 

Com informações da Agência Brasil 

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista 

Foto: Ricardo Stuckert/ PR 


Últimas Notícias