Encontro dom Brics começa nesta semana na África do Sul

Está prevista a participação de 40 chefes de Estado na reunião

21/08/2023 às 10:03 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entre os dias 22 e 24 de agosto será realizada a 15ª Cúpula do Brics - bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Está prevista a participação de 40 chefes de Estado ou de Governo dos continentes africanos e asiático, além de América Latina e Oriente Médio. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, todos com presença já confirmada para esta que será a primeira reunião presencial pós pandemia.

De acordo com o Itamaraty, 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics. A definição de critérios e princípios para a entrada de novos integrantes no bloco será um dos assuntos a serem debatidos durante a reunião de cúpula.

Outra questão a ser discutida pelo grupo será sobre os planos para o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) – o Banco do Brics – relativo ao uso de moedas locais ou de uma eventual unidade de referência do Brics para transações comerciais.

É provável que haja algum resultado nessa área”, disse o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, Eduardo Paes Saboia, semana passada durante briefing do Itamaraty sobre a viagem. Segundo ele, este é um ativo muito importante do bloco.

Industriais brasileiros

Um grupo de 30 industriais brasileiros viajou para a África do Sul para participar de reuniões com empresários de outros países que compõem os Brics. Os encontros, do Conselho Empresarial dos Brics (Cebrics), estão sendo realizados em Joanesburgo até a próxima quarta-feira (23).

A China é um dos principais parceiros do Brasil, mas agora, outro foco dos empresários brasileiros é aproveitar as oportunidades oferecidas pelos outros três países, principalmente, pela Índia.

Pelo menos 22 países demonstraram interesse em integrar o bloco de nações. Os atuais integrantes deverão discutir critérios e princípios para a entrada de novos membros.

Com informações da Agência Brasil 
Foto: 
 


Últimas Notícias