
Recursos de R$ 200 milhões foram disponibilizados pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para apoio à comercialização de leite em pó.
Esta medida visa minimizar os impactos negativos aos produtores, causados pelo aumento do custo da produção e o crescimento significativo das importações do produto. O recurso foi determinado pelo presidente Lula (PT), tendo em vista que a situação afeta diretamente a competitividade e a rentabilidade da pecuária leiteira.
A aquisição será feita pela Conab, por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), na modalidade Compra Direta. Nos próximos dias, a Conab divulgará mais detalhes sobre a operação.
O leite em pó a ser adquirido será destinado a pessoas em condições de insegurança alimentar e nutricional, conforme demanda do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
A compra permite reforçar as ações de segurança alimentar e nutricional. O leite em pó é um produto que pode ser incluído nas cestas de alimentos ou doado para entidades que fornecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, explica que a medida vai apoiar os preços do leite e dar segurança às cooperativas e aos produtores.
“O governo como um todo está empenhado em promover o retorno à competitividade dos produtos lácteos e renda aos produtores de leite no Brasil. Vamos juntos melhorar e trazer resultados”, salienta o ministro.
Com informações do Mapa
Com supervisão de Elaine Silva, jornalista
Foto: Pexels