Campo Grande sedia nesta terça simpósio de sistemas de produção

Mudanças climáticas e sustentabilidade na produção agropecuária serão temas do encontro

14/08/2023 às 20:20 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O uso de ferramentas digitais e os desafios da mudança climática estarão em debate com a participação da Embrapa Agricultura Digital na 2ª edição do SIP (Simpósio de Sistemas Intensivos de Produção). A primeira mesa redonda do evento, marcada para à tarde desta terça-feira (15), irá abordar o “Uso de ferramentas digitais no planejamento, na adoção e na avaliação dos sistemas intensivos de produção”. 

A edição tem como tema central a intensificação sustentável da produção agropecuária, em que questões relativas ao clima são preponderantes. “Nesse contexto, a intensificação e expansão sustentável da agropecuária brasileira depende do desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos”, afirma o pesquisador Eduardo Monteiro, da Embrapa Agricultura Digital, que coordena o Zarc (Programa de Zoneamento Agrícola de Risco Climático) pela Embrapa e falará no dia 17/8.

O aumento da exposição ao risco tornou-se o “novo normal” e o impacto das mudanças climáticas deve exacerbar ainda mais esses desafios, diz Monteiro. Eventos adversos extremos exercem impacto negativo na agropecuária e em todos os seus setores: cultivos, pecuária, silvicultura, pesca, aquicultura e nos sistemas agroalimentares, avalia. 

“Não apenas no Brasil, mas no mundo, eventos meteorológicos extremos impactaram os mercados de matérias-primas e alimentos nos últimos anos, causando prejuízos ao setor agropecuário, mas também pressão inflacionária afetando a sociedade como um todo”, aponta Monteiro.

A recomendação do pesquisador é o fortalecimento das capacidades nacionais e locais para lidar com riscos crescentes, bem como o monitoramento e a avaliação sistemática para o fomento de políticas e ações de redução de riscos. 

Participam das discussões o pesquisador Aryeverton Fortes de Oliveira (Embrapa Agricultura Digital), Leandro Barbosa da Farmers Edge, e Ronei Sandri Sana (representante da SLC Agrícola).

O evento promovido pela Embrapa, por meio da Embrapa Agropecuária Oeste e pela Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), será realizado no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS), entre os dias 15 e 17 de agosto. 

Com informações Embrapa
Foto: Mapa
 


Últimas Notícias