CPI do MST pode encerrar os trabalhos na próxima semana, diz Salles

Colegiado tem até 14 de setembro para entregar o relatório final da investigação

11/08/2023 às 13:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O relator da CPI do MST, deputado Ricardo Salles (PL-SP), comunicou que os trabalhos da comissão devem ser encerrados já na próxima semana, embora o colegiado tenha até 14 de setembro para entregar o relatório final da investigação. 

O motivo apresentado por Salles é que a Comissão perdeu força após uma aliança formada entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o governo federal, uma manobra que mobilizou partidos aliados do chamado “centrão” para alcançar a maioria na comissão. 

A negociação derrubou parlamentares de oposição considerados radicais, o que dificulta o debate para quem é abertamente crítico ao movimento. 

“Nós decidimos diante dessas manobras não prorrogar a CPI. Para além dessa decisão, nós estamos considerando firmemente a hipótese de fazer um relatório já na semana que vem e encerrar a CPI. Se não temos condições de ficar atuando para buscar a verdade, não vamos ficar fazendo teatro na CPI”, disse Salles.

Na última quarta-feira (9), o grupo não conseguiu seguir adiante com a audiência e a sessão teve de ser encerrada.

 “Para minha surpresa, deputados foram retirados desta sessão. Não há como seguir com a votação de requerimentos. Espero que ainda consigamos constituir uma maioria no colegiado. Pretendemos avançar com as investigações com o tempo que nos resta”, disse o presidente da CPI do MST, deputado Tentente-Coronel Zucco (Republicanos-RS).

Salles afirmou que o relatório final dos trabalhos será apresentado já na próxima semana, mas deve sair derrotado. 

“Com essa configuração da comissão agora temos sérias dúvidas se aprovariam um relatório. Não estamos nem contando com essa hipótese de aprovar o relatório”, conclui o relator.

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
 


Últimas Notícias