Japão deve alterar protocolo sanitário em duas semanas, diz Mapa

País deve restringir apenas exportações de cidades com foco da gripe aviária

08/08/2023 às 10:22 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Japão deve adotar novo protocolo sanitário em duas semanas e restringir apenas às exportações de cidades com foco confirmado de gripe aviária em animais de subsistência. Conforme o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a decisão foi tomada no dia 28 de julho, quando a delegação Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) esteve em reunião com autoridades japonesas para decidirem o imbróglio do embargo de produtos brasileiros pelos asiáticos.

A OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) mantém o status sanitário do Brasil como país livre de influenza aviária de alta patogenicidade, isso porque não há contaminação em plantéis de aves comerciais. Fávaro afirmou que o Japão deve adotar um procedimento diferente do que atual, que suspende as exportações de estados afetados pela enfermidade.

Foi por essa razão que as exportações de carne de frango do Espírito Santo e de Santa Catarina para o Japão foram suspensas.

“Essa mudança, que passa a restringir as exportações por municípios e não mais por estados no Japão, promete proporcionar maior agilidade nas negociações para a retomada do mercado no caso de ocorrência de um evento sanitário nas plantas brasileiras”, concluiu.

Com informações Mapa
Foto: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias