Dia da Cerveja: Brasil avança 7,7% na produção da bebida

País mantém terceira posição entre os maiores produtores do mundo

04/08/2023 às 16:56 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O

Dia Internacional da Cerveja é celebrado na primeira sexta-feira de agosto e no Brasil, a data foi marcada pelo crescimento no setor cervejeiro. A produção nacional registrou um aumento de 7,7% em 2022, com 15,4 bilhões de litros produzidos. De acordo com o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), o Brasil mantém a terceira posição no ranking dos maiores produtores de cerveja no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. 

O número de cervejarias no país também aumentou em 11,6% no ano passado, com 1.729 estabelecimentos registrados. O presidente-executivo do Sindicerv, Márcio Maciel, destaca o investimento do setor em novos produtos.

“A gente sabe que a cerveja é a paixão nacional e cada vez mais o setor tem investido em inovações, novos produtos, aumentado a competitividade. A gente está falando de 1.729 cervejarias no Brasil, que estão trazendo produtos novos e estão atiçando o consumidor a cada vez mais explorar o setor cervejeiro. Então, tendo essa possibilidade de trazer produtos novos, consumidores novos, com inovação de produtos, é natural que o mercado acabe investindo mais e crescendo mais", disse Maciel.

Ao todo, o Brasil tem 42.831 registros de produtos nas cervejarias; um aumento de 19,8% em 2022 — o que representa a oferta de mais de 7 mil novos produtos. 

A indústria cervejeira gerou no último ano R$ 77 bilhões em faturamento, o que equivale a 2% do PIB nacional — e contribuiu com a arrecadação de R$ 49,6 bilhões em impostos. Além disso, o setor é responsável por mais de dois milhões de empregos diretos e indiretos no país. Márcio Maciel comenta os impactos da cerveja na economia brasileira. 

Movimento Cerveja Rende

Aproveitando o Dia Internacional da Cerveja, o Sindicerv lança nesta sexta-feira (04) o Movimento Cerveja Rende. O objetivo é destacar a importância da cadeia produtiva da bebida, com foco na geração de emprego, bom desempenho da agricultura e economia em geral.

A estimativa do setor é alcançar a produção de 16,1 bilhões de litros em 2023. Segundo Márcio Maciel, a reforma tributária e a queda nos juros podem beneficiar o segmento.

“A gente está aguardando uma reforma tributária que traga simplificação para o setor, redução de burocracia e garantia de investimento. Não só isso; a gente precisa de taxas de juros que caem para permitir que a cadeia cervejeira como um todo possa investir em seus negócios, possa contratar mais e expandir. O setor vai continuar investindo, tem perspectiva de continuar investindo e trazendo cada vez mais inovação, novos produtos para o brasileiro poder cada vez mais brindar.”

Com informações Brasil 61
Foto: Mapa
 


Últimas Notícias