Ministro Rui Costa irá depor na CPI do MST

Colegiado também votará requerimento para ampliar os prazos dos trabalhos

01/08/2023 às 17:11 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na volta dos trabalhos da CPI do MST, o colegiado aprovou o requerimento extra-pauta, pedindo a convocação imediata do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para depoimento na comissão. O colegiado também votará um requerimento para ampliar os prazos dos trabalhos.

Entre os pedidos previstos para serem votados na sessão desta terça estavam as convocações do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, do presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto, e do superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Rio Grande do Sul, Nelson José Grasselli.

Os deputados planejam votar a convocação de Teixeira ainda nesta terça e ouvi-lo na próxima semana. A expectativa agora é que os requerimentos sejam analisados após o depoimento de G. Dias.

Invasões

Desde a última semana, O MST invadiu quatro terrenos em Pernambuco, Bahia e Goiás, inclusive em área da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), referência para o desenvolvimento de tecnologia no campo e onde estava marcada para esta terça (1), o início da feira do agronegócio em Petrolina (PE).

O grupo cobra o Ministério do Desenvolvimento Agrário por não cumprir a promessa de assentar 1.550 famílias, o que teria sido acordado.

O relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), adiantou que as novas invasões serão contempladas em seu relatório final. De acordo com ele, a expectativa é que a comissão ouça José Rainha, que já foi um dos líderes do MST, na quinta-feira.

“Essa invasão demonstra, mais uma vez, que a versão de que eles só invadem área improdutiva é balela”, protestou Salles.

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados


Últimas Notícias