Matopiba tem projeção de 37% de avanço na produção agrícola para 2033

Nos últimos 10 anos a produção de grãos na região aumentou 92%

27/07/2023 às 13:10 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Projeções do Agronegócio mostram que Matopiba, região formada pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tem uma dinâmica diferenciada de crescimento agrícola que deve atingir uma produção de grãos de 48 milhões de toneladas nos próximos dez anos, alta de 37%, em uma área plantada de 11 milhões de hectares.

Dados foram elaborados pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Nos últimos dez anos, a produção de grãos no Matopiba aumentou 92%, passando de 18 milhões de toneladas (safra 2013/14) para as atuais 35 milhões de toneladas.

Com 337 municípios, o Matopiba tem como principais produtores de grãos Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, na Bahia; Balsas e Tasso Fragoso, no Maranhão; Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí, no Piauí; e Campos Lindos, no Tocantins.

Dos 15 municípios selecionados, o aumento da produção deve ser próximo de 40% no próximo decênio. Entre estes, estão Uruçuí (PI), Ribeiro Goncalves (PI), Riachão das Neves (BA) e Jaborandi (BA).

Soja, milho e algodão se destacam na Bahia, enquanto, nos outros estados, há destaque também para o arroz, além da soja e do milho.

O principal bioma é o Cerrado (91%), seguido de 7% da Amazônia e 1,6% da Caatinga.

Com informações e foto Mapa
 


Últimas Notícias