Gripe Aviária: Mapa orienta estados declararem emergência zoosanitária

Número de casos da doença aumentou no Brasil

24/07/2023 às 14:01 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com novos surgimentos de casos de gripe aviária no Brasil, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) aconselhou os estados a declarar emergência zoosanitária. Os primeiros casos ocorreram no Espírito Santo e em Santa Catarina.

O ministro Carlos Fávaro orientou os estados a reforçarem as ações de contenção para evitar a proliferação da doença, principalmente em aves comerciais. 
De acordo com o Mapa, para realizar o combate à gripe aviária é fundamental que os estados também adotem medidas de prevenção, reforçando o alerta mesmo que ainda não haja registros da doença. 

O ministério criou uma lista de medidas recomendadas, confira:

  -  Vigilância passiva com o atendimento a todas as suspeitas de influenza aviária e realização de testes laboratoriais;

  -  Vigilância ativa para influenza aviária realizada em sítios de aves migratórias, plantéis avícolas comerciais e de subsistência; 

  - Controle de trânsito interno e controle de médicos veterinários habilitados à emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA); 

  -  Atualização contínua de cadastro de estabelecimento avícola; 

   - Controle dos produtos biológicos registrados, que são submetidos a testes de pureza e inocuidade; e 

   - Capacitação do quadro técnico do Serviço de Verificação de óbito (SVO).  

O estado de emergência já declarado pelo Mapa possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais - nas três instâncias: federal, estadual e municipal - e não governamentais. Contudo, os estados e municípios precisam adotar medidas semelhantes para acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária.

Com o surgimento do primeiro caso da doença em Santa Catarina, o Japão suspendeu a compra de aves vivas e de carne de aves produzidas no estado. Santa Catarina é o segundo maior exportador de frango do país e, apenas no primeiro semestre, comercializou 545,5 mil toneladas para fora do Brasil. O Japão foi o destino de 219,8 mil toneladas, um aumento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

O produtor rural precisa prestar atenção nos sinais da doença em suas aves. Dentre os indícios de infecção pelo vírus estão morte súbita, depressão severa, apatia, diminuição ou ausência de consumo de ração e falta de coordenação motora.

Com informações do Mapa
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
Foto: Arquivo/Canal do Boi
 

 


Últimas Notícias