O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ofereceu queixa-crime ao Ministério Público do Rio Grande do Sul na última quinta (20), denunciando o repasse de R$ 200 mil pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), em março deste ano, para a cooperativa Terra Livre que é ligada ao MST. Os recursos foram empregados na compra de carros para a cooperativa.
De acordo com o parlamentar, a transferência ocorreu uma semana após Edegar Pretto, assumir o a presidência da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), vinculada ao MDA. Edegar é irmão de Adelar Pretto, que na época estava à frente da direção da Terra Livre, quando houve o repasse.
Nikolas ainda afirma que a cooperativa, que já recebeu quase R$ 8 milhões em recursos federais, recentemente foi punida por descumprir contrato de entrega de alimentos para merenda escolar.
Entre 2022 e 2023, a Terra Livre recebeu repasses milionários de órgãos públicos, a maior parte com dispensa de licitação.
“Torna-se de maior gravidade, o fato de que o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, o Sr. Edegar Pretto, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT, ora vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, é irmão de Adelar José Pretto, que era diretor do Terra Livre à época do repasse”, diz a denúncia enviada pelo parlamentar.