CIAS vai disponibilizar consulta do custo de produção de suínos para GO, MT e MG

Minas Gerais será o próximo estado a ter os dados divulgados

15/07/2023 às 10:15 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos) da Embrapa disponibilizou a consulta dos custos de produção de suínos no mercado independente de Goiás, referentes ao primeiro e segundo trimestre deste ano, e de Mato Grosso, desde o primeiro trimestre de 2019 até o primeiro trimestre de 2023.

Os resultados fazem parte de dois projetos de pesquisa, viabilizados por Acordo de Cooperação Técnica. Um dos acordos foi assinado no início do ano entre a Embrapa Suínos e Aves e a ABCS (Associação Brasileira de Criadores de Suínos) para viabilizar o projeto “Sistema de acompanhamento de custos de produção de suínos ABCS e Embrapa” abrangendo Goiás e Minas Gerais.

Já, as ações em Mato Grosso ocorrem desde 2020 por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa Suínos e Aves e o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) com apoio da Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso).

O objetivo desses projetos é realizar o acompanhamento dos custos de produção de suínos no mercado independente de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, possibilitando gerar informações de acesso público para subsidiar a cadeia produtiva e políticas públicas.

O trabalho em Mato Grosso é realizado pelo Imea com capacitação e apoio técnico da equipe de socioeconomia da Embrapa e apoio institucional da Acrismat, sendo que já foram realizadas reuniões técnicas em 2019 e 2021. Além da CIAS, o portal do Imea também disponibiliza as estimativas de custos. 

O trabalho realizado em Goiás pela equipe de socioeconomia da Embrapa contou com o apoio da ABCS, da AGS (Associação Goiana de Suinocultores) e da Agigo (Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás) e da participação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

O estado de Minas Gerais será o próximo a ter os custos de produção divulgados, ainda no segundo semestre. A coleta de dados já se iniciou em junho, contando com o apoio da Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) na organização de reuniões para o levantamento dos coeficientes técnicos e preços de mercado em três regiões do estado.

Serviço

Acesse aqui a Nota Técnica que detalha o trabalho para o levantamento de custos de Goiás.  

Acesse aqui o Comunicado Técnico 558 que detalha o trabalho para o levantamento de custos de Mato Grosso.

Com informações Embrapa
Foto: Divulgação/Internet
 


Últimas Notícias