Ciclone deixa rastro de destruição no RS e produtores pedem ajuda

Cerca de 500 produtores de leite de oito municípios tiveram prejuízo

13/07/2023 às 16:56 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, cerca de 500 produtores de leite de oito municípios da região tiveram algum prejuízo em estruturas e galpões destruídos. Isso é o que afirma o vice-presidente de finanças da Gadolando (Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul), Nacir Penz.

As cidades mais atingidas foram Nova Candelária, Humaitá, Sede Nova, mas os danos também foram registrados em Tucunduva, Maurício Cardoso, Crissiumal e Horizontina, além de prejuízos em Campo Novo e Coronel Bicaco.

O dirigente da Gadolando faz apelo por ajuda aos produtores de toda região. "A coisa está cruel. Teremos que achar um jeito de distribuir os animais entre os produtores que não foram atingidos. Muitos produtores de outras cidades já estavam ajudando e tentando salvar os animais", destacou Nacir.

Conforme o presidente da associação, Marcos Tang, disse que há um "cenário de guerra" na região. "Temos produtores procurando vacas em escombros, não temos onde ordenhar e os vizinhos estão ajudando, levando as vacas para tentar ordenhar. Realmente é um cenário muito triste e lamentável que estamos atravessando", lamenta. 

A Defesa Civil gaúcha confirmou a morte de uma pessoa, após a queda de uma árvore sobre uma residência, na cidade de Rio Grande. As informações mais detalhadas sobre a vítima não foram confirmadas porque a cidade enfrenta limitações de comunicação.

Foto: Nacir Penz
 


Últimas Notícias