Queijarias do RS batem recorde de medalhas no Prêmio Queijo Brasil

Foram 15 medalhas de ouro, 24 de prata e 17 de bronze, totalizando 56 medalhas

12/07/2023 às 19:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A 6ª edição do Prêmio Queijo Brasil teve como destaque produtores do Rio Grande do Sul que bateram recordes na competição. Ao todo foram 15 medalhas de ouro, 24 de prata e 17 de bronze, totalizando 56 medalhas. Dentre os mais de mil queijos inscritos, 92 queijos gaúchos, provenientes de 24 queijarias de todas as regiões do Estado, participaram da premiação. Este ano, o concurso nacional foi realizado em Blumenau, entre 7 e 9 de julho.

A Casa da Ovelha, de Bento Gonçalves, foi escolhida entre os medalhistas de ouro para a Seleção Queijista, lista de apenas dez queijos eleitos por um painel de especialistas de todo o Brasil. Das 15 medalhas de ouro conquistadas por produtores gaúchos, três foram para queijos serranos, quatro para queijos coloniais e as demais para queijos autorais ou finos.

O médico veterinário Danilo Gomes, que trabalha na regional Caxias do Sul da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, participou do Prêmio Queijo Brasil como jurado e palestrante.

"Dependendo do resultado de cada queijo, podemos ter um impacto desde as questões zootécnicas, sanitárias, até as econômicas, sociais e culturais para algumas regiões e municípios. Algumas pessoas quase desistiram de tudo, mas ao ganharem uma medalha em um concurso anterior decidiram ficar com a família no campo e ampliar o negócio", relata.

Para Danilo, a participação dos queijos gaúchos em concursos nacionais é uma forma de receber feedback qualificado a respeito do produto, com indicação de pontos de melhoria na matéria-prima, nas técnicas ou nas práticas de fabricação.

“Tem sido notável o aumento da qualidade dos queijos artesanais brasileiros e o Prêmio Queijo Brasil serviu para referendar isso. Nossa experiência no evento serviu principalmente para perceber o potencial dos queijos gaúchos em conquistar o paladar nacional", conclui.

Confira os medalhistas desta edição:


 


Últimas Notícias