Mapa busca investimento internacional para recuperação de pastagens

Brasil tem cerca de 100 milhões de hectares de pastagens degradadas

09/07/2023 às 10:42 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) discute com instituições financeiras a elaboração de um projeto para a captação de financiamento que beneficie os programas de recuperação de pastagens degradadas no Brasil.

O chefe da pasta, ministro Carlos Fávaro, esteve reunido nesta semana com técnicos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Banco do Brasil para estruturar propostas de captação de recursos internacionais que possam financiar técnicas sustentáveis de produção agropecuária no Brasil.

“Vamos elaborar juntos um plano estruturado para que a gente possa captar recursos e intensificar esse programa de governo”, destacou o ministro Fávaro. 

Na reunião, o Banco do Brasil apresentou o mapeamento de todas as áreas degradadas do país e um plano de recuperação escalonada, com estimativas de financiamento. Segundo o estudo, o país tem atualmente cerca de 100 milhões de hectares de pastagens degradadas, sendo 35 milhões com degradação alta e cerca de 66 milhões de hectares com degradação intermediária.

O BNDES apresentou propostas de cofinanciamentos em projetos de recuperação de biomas, de coinvestimentos em fundos já existentes e a possibilidade de elaboração de um novo fundo para investimentos externos. O ministro também destacou a importância do BNDES para aumentar os investimentos em infraestrutura e logística para escoamento da safra. “Isso tem que estar integrado, se não fizermos assim, vamos criar um gargalo, aumentando a produção sem aumentar a infraestrutura necessária para o setor”.

Os técnicos irão finalizar a proposta nos próximos dias para levar a investidores privados e governamentais na viagem que será realizada pelo ministro e comitiva do Mapa no fim de julho ao Japão, Coréia, Emirados Árabes e Arábia Saudita.

Com informações e foto Mapa


Últimas Notícias