Pesquisadores da Universidade de Illinois e da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram um teste que detecta infecção por Covid-19 em animais. O exame identifica infecção prévia por Sars-CoV-2 e outros tipos de coronavírus em várias espécies, como cães e gatos.
Os especialistas afirmam que a detecção antecipada da infecção em animais, tanto domésticos quanto de criação, é essencial para conter novos surtos da doença e possíveis mutações do vírus.
O exame é sorológico e identifica anticorpos antiproteína N no coronavírus, sendo mais assertivo quando realizado a partir do oitavo dia de contágio.
Foram realizados estudos em gatos e cães, sendo que dois cachorros apresentaram diagnóstico positivo para Covid. O tutor de um deles havia enfrentado a doença um mês antes, o que, acreditam os cientistas, reforça a possibilidade de humanos e animais compartilharem o vírus. Eles afirmam que o exame poderá ser aplicado em todas as espécies para detectar a exposição ao Sars-CoV-2.
Com informações de revista científica mSphere
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
Foto: Freepik