
Pancadas de chuva podem ser registradas no sul do Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (10), devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai. A precipitação pode ocorrer acompanhada por ventos, trovoadas e raios, mas ainda sem grandes acumulados.
A chegada de chuva forte e volumosa também pode ser registrada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina até o final do dia. No Paraná são esperadas pancadas rápidas, mas sem grandes acumulados.
Já no Sudeste, a frente fria que atingiu a região nos últimos dias vai embora e o tempo firme volta a predominar sobre praticamente toda as áreas.
O friozinho deve chamar a atenção no sul de Minas Gerais, não se descartando a ocorrência de geadas fracas e pontuais. No final do dia, pode chover no sudeste paulista, mas nada que deva gerar preocupação.
O que deve ser destaque no Nordeste é a passagem de uma frente fria bem afastada no oceano provocando chuva significativa no litoral da Bahia, inclusive em Salvador. Mas o tempo firme deve predominar na maior parte da região, com exceção das áreas costeiras devido às ondas de leste.
A semana começa com chuvas rápidas também no Norte do país, sobretudo na região norte de Roraima devido a atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). Na maior parte da região, desde o sudoeste do Amazonas e Acre até o Tocantins, as precipitações serão nulas.
Confira mais detalhes no agroclima:
Com informações da X Weather Meteorologia
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
Foto: Pixabay