Eletrobras será substituída na gestão de programas de acesso à energia elétrica

Luz para Todos e Mais Luz para a Amazônia serão administrados pela Embrapar

06/07/2023 às 10:11 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ex-estatal Eletrobras vai dar continuidade aos programas Luz para Todos e Mais Luz para a Amazônia, do MME (Ministério de Minas e Energia) por mais 12 meses. A decisão foi tomada em  Assembleia Geral Extraordinária da companhia. 

Depois deste prazo, os programas deixarão de ser administrados pela empresa, e passarão para a Embrapar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), de acordo com o MME. 

O ministério esclareceu que “para garantir uma transição adequada e segura especialmente para os beneficiários dessa importante política pública a Eletrobras ficará por um período adicional na gestão do programa”.

O MME também informou que não só continuará com os programas, como pretende reformulá-los, “para que sejam ainda mais inclusivos, garantindo o acesso ao serviço de energia elétrica a todos as brasileiras e brasileiros”.

Enquanto estatal, a Eletrobrás tinha a responsabilidade de fazer a gestão de diversos programas de universalização de energia elétrica do governo. Entre eles, o Luz para Todos, criado em 2003 e que já beneficiou mais de 15 milhões de pessoas que não tinham acesso à energia. Também, o MLA (Mais Luz Para a Amazônia), criado em 2020, que propõe levar energia limpa e renovável às famílias que vivem em áreas remotas, com recursos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).

Com informações de Agência Brasil 

*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil 


Últimas Notícias