Conab anuncia retomada da política de estoque público

Estão autorizados a vender milho para o governo os estados de GO, BA, MT, MS, PR e TO

29/06/2023 às 20:40 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) retomou nesta quinta-feira (29) a política de formação dos estoques públicos com a compra de 500 mil toneladas de milho dos produtores rurais por meio da AGF (Aquisições do Governo Federal). O anúncio foi feito pelo presidente da Companhia, Edegar Pretto.

“A Conab está voltando a fazer estoques públicos. Vamos incentivar os agricultores a plantar e vamos garantir preço mínimo para a produção. Temos uma previsão de safra recorde de milho, mas os preços estão caindo. Então, iniciaremos a compra pelo milho”, disse o presidente da Conab.

As aquisições do governo estão previstas na PGPM (Política de Garantia de Preços Mínimos) para apoiar produtores rurais, agricultores familiares e suas cooperativas por meio da compra de produtos, quando o preço de mercado se apresenta inferior ao preço mínimo estabelecido para a safra vigente.

Estoques autorizados pelo MAPA

Estão autorizados a vender milho para o Governo Federal os produtores de Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins. De acordo com o Manual de Operação da Companhia, o limite de venda por produtor varia de acordo com o estado. 

Em Mato Grosso, cada agricultor poderá vender até 30 mil sacas para a estatal. Já em Mato Grosso do Sul e Goiás, o limite é de 10 mil sacas, enquanto que nos demais estados da federação a aquisição está limitada a cerca de 3,3 mil sacas.

A compra só será finalizada pela Conab se o produto atender aos padrões exigidos. O cereal adquirido poderá ser estocado em armazéns próprios da Companhia ou em unidade armazenadora credenciada pela estatal.

A compra foi autorizada pelo Mapa motivada pela queda no preço do milho no mercado interno. 

Os interessados em vender o milho para a Companhia devem estar cadastrados no Sican (Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais) e procurar a regional da Conab em seu estado para orientação sobre o preenchimento dos formulários exigidos para a operação, bem como a apresentação de documentos adicionais que se fizerem necessários.

Com informações da Conab
Foto: Divulgação
 


Últimas Notícias