China libera entrada do estoque de carne bovina brasileira no país

São aproximadamente 40 mil toneladas do produto que poderão ser comercializadas

28/06/2023 às 17:38 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após articulações políticas do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a administração-geral de Alfândegas da China liberou a entrada do estoque da carne bovina brasileira, produzida antes da confirmação de um caso atípico do mal da Vaca Louca em 23 de fevereiro.

São aproximadamente 40 mil toneladas de carne bovina que poderão ser comercializadas para a China. Trata-se de carne congelada, em condições adequadas para consumo, produzidas nos dias 21 e 22 de fevereiro.

“São R$ 2,5 bilhões que vão entrar e aquecer a economia brasileira”, declarou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Conforme determina o protocolo estabelecido entre Brasil e China, diante da confirmação de um caso de EEB, as exportações da carne bovina para o país são suspensas automaticamente. 

Assim, diante da confirmação do caso atípico, a comercialização foi temporariamente interrompida em fevereiro deste ano.

Com diálogo permanente e total transparência, a GACC elogiou o sistema de Defesa Sanitário brasileiro e anunciou a retomada das importações menos de um mês depois do embargo. 

Toda carne produzida às vésperas da confirmação do embargo chinês ao produto brasileiro  ficou no chamado estoque, até a liberação negociada entre os governos do Brasil e da China.
 

Com informações Mapa
Foto: Pixabay


Últimas Notícias