Número de inadimplentes cresce no Brasil

41,3% dos brasileiros adultos terminaram o quinto mês deste ano negativados

28/06/2023 às 12:01 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O número de inadimplentes no país chegou a 71.9 milhões de pessoas em maio, de acordo com o Serasa. O crescimento foi de 463 mil novos inadimplentes em relação ao mês anterior.

Segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) cerca de 41,3% dos brasileiros adultos terminaram o quinto mês de 2023 negativados. Isso significa que 4 em cada 10 consumidores adultos estavam com o nome sujo no mês passado.

É o terceiro recorde seguido na série histórica do levantamento da CNDL. Na passagem de abril para maio, o número de devedores cresceu 2%. Em relação ao ano passado, o volume de consumidores com contas atrasadas cresceu quase 9,5% com base no mesmo período. 

O Serasa apontou que as faixas etárias que mais apresentaram nome restrito são de 41 a 60 anos, sendo 34,8%. De 26 a 40 anos, corresponde a 34,7% do total de inadimplentes. A faixa etária acima de 60 anos representa 18,0%.

O levantamento do CNDL mostra que os devedores com participação mais expressiva no Brasil continuam sendo os que estão na faixa etária de 30 a 39 anos. Praticamente 24 de cada 100 inadimplentes têm esse perfil, num total de 16,7 milhões de pessoas registradas no cadastro de devedores em maio.

A maior parte da dívida dos brasileiros é com instituições financeiras, 64,7% do total. Na sequência, aparecem os atrasos relacionados ao comércio, contas de água e luz e serviços de comunicação, nessa ordem.

Com informações de Serasa e CNDL 

*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil e infografias serasa


Últimas Notícias