Caso de gripe aviária é registrado em ave doméstica no Espírito Santo

Pato contaminado de plantel era para alimentação de família

27/06/2023 às 21:04 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, nesta terça-feira (27), o primeiro foco de gripe aviária em uma propriedade onde são criadas aves para sustento dos moradores, no município de Serra, no litoral do Espírito Santo. Segundo a pasta, a ave contaminada era um pato que convivia com outras aves de corte, como gansos, marrecos e galinhas.

Apesar disso, o governo federal afirma que o caso "não traz restrições ao comércio internacional de produtos de aves brasileiras" e que o consumo de carne de frango ou de ovos continua seguro.

Em nota emitida nesta terça, a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), afirma que o laudo positivo para a doença não altera a situação do Brasil na classificação da Organização Mundial de Saúde Animal como país livre da doença.

No texto, a ABPA se refera ao caso como registro "em ave de fundo de quintal" em referência à localidade da ave morta..

CASOS

Atualmente, o Brasil registra 50 focos de gripe aviária, sendo 49 de aves silvestres, registrados em cidades da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Espírito Santo.

Segundo o ministério, medidas sanitárias foram adotadas e aplicas no local onde havia a ave contaminada. Não foi esclarecido se as demais aves serão sacrificadas nem se haverá restrições extras a atividades comerciais com aves em Serra.

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi - meramente ilustrativa


Últimas Notícias