Brasil é referência em exportação de cacau com alto nível de qualidade

Conselho avaliou as especificidades de 29 países e produto brasileiro teve aprovação total 

24/06/2023 às 15:03 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Brasil foi reconhecido novamente como país exportador de cacau com 100% de qualidade. A aprovação foi do Conselho Internacional de Cacau, durante painel realizado em Madagascar, na África Ocidental. Na ocasião, foi emitida a recomendação internacional para que o Brasil seja mantido como exportador exclusivo do produto, como reconhecimento do dinamismo da indústria brasileira do setor, principalmente as características únicas da fruta do bioma amazônico.

Pesquisadores brasileiros estiveram no encontro para defender o certificado de qualidade do cacau exportado. Entre eles, o representante da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), da SDI (Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo).

Para a secretária da SDI, Renata Miranda, a conquista reforça o comprometimento com a inovação e a sustentabilidade da produção cacaueira. "Temos grandes oportunidades de mercado com o cacau brasileiro - o único que integra o alto nível de qualidade reconhecido neste momento, como também práticas socioambientais únicas no mundo", disse.

A reunião, promovida com representantes e pesquisadores dos países exportadores do ramo, deliberou sobre a revisão do anexo “C” do Acordo Internacional do Cacau, de 2010. O conselho avaliou as especificidades do produto de 29 países da América do Sul, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania, e destes, somente oito tiveram aprovação total. Nos relatórios também foram observadas a economia sustentável, a viabilidade econômica e a responsabilidade social em todas as fases da cadeia de produção.

Com informações e foto Mapa
 


Últimas Notícias