MS registra a morte de 2.725 bovinos causada por frio intenso

Ao todo foram 92 propriedades afetadas com os casos de hiportermia

21/06/2023 às 17:56 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta quarta-feira (21) nota técnica sobre a morte de 2.725 animais em 18 municípios de Mato Grosso do Sul. Ao todo foram 92 propriedades afetadas com os casos de hiportermia, ocorridos na semana passada em função da chuva associada a baixas temperaturas.

Nova Andradina foi o município mais afetado com o total de 601 animais mortos, seguido de Batayporã com 396 mortes, Aquidauana com 386 e Rio Verde de MT 368 com óbtos.

Conforme a agência, a remoção das carcaças deverá ser feita o mais rápido possível, de modo a evitar danos resultantes da putrefação como é o caso do botulismo, entre outras doenças.

Propriedades que tiveram ocorrência de casos de mortalidade acima dos parâmetros considerados normais devem reportar a situação diretamente na Iagro.
O Serviço Veterinário Oficial (SVO) está realizando a inspeção veterinária dessas ocorrências para realizar a baixa do estoque e o saldo de óbtos.

Caso não seja possível realizar a inspeção no local pela IAGRO, o produtor deverá apresentar um laudo veterinário particular para realizar a baixa do seu estoque.

Orientação

Algumas medidas podem servir como fator de proteção e maior conforto térmico para os animais a campo:

•    Recolher os animais em piquetes ou invernadas com capões de mata que servirão de proteção aos animais contra os ventos gelados e as temperaturas a céu aberto;
•    Recolher os animais em piquetes ou invernadas com barreiras naturais ou artificiais para amenizar as correntes de ar geladas; 
•    Evitar deixar os animais em invernadas localizadas ao longo de corpos de água;
•    Procurar abrigar os animais debilitados ou mais sensíveis em piquete ou curral próximos;
•    Cuidar da suplementação do rebanho devido a danos provocados pelas baixas temperaturas às pastagens, entre outros.

Com informações Iagro
Foto:Divulgação/Internet
 


Últimas Notícias