A estação de Inverno deste ano começa hoje (21), às 11h:58 e termina dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília). A estação, além de ocasionar temperaturas menores, também dá espaço para um período com menos chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte do Brasil.
Em compensação, os maiores volumes de chuva concentram-se no noroeste da região Norte, leste do Nordeste e em partes do Sul do país.
A redução da chuva é por conta da persistência de massas de ar seco, que mantém a umidade relativa do ar mais baixa que o normal, aumentando o risco de queimadas e incêndios florestais, assim como a ampliação de doenças respiratórias, afirma o Mapa (Ministério de Agricultura e Pecuária).
A estação se caracteriza pelas massas de ar frio que são vindas do sul do continente, causando queda nas temperaturas. A diminuição do clima pode causar fenômenos como geadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e queda de neve em áreas serranas do Sul.
Também é comum a formação de neblina por conta das inversões térmicas no período da manhã, ocasionando redução de visibilidade principalmente em estradas e aeroportos.
Com informações do Mapa
Foto capa: Pixabay
*Com supervisão de Valdecir Cremon, jornalista.