Safra da soja nos EUA deve ser prejudicada pela seca, diz o Cepea

USDA afirmou que a oferta global deve ultrapassar a demanda pelo grão

19/06/2023 às 20:49 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A baixa quantidade de chuva nos Estados Unidos desde o início de junho preocupa agentes do setor de soja, visto que esse cenário deve prejudicar o desenvolvimento das lavouras. 

De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o plantio de soja foi praticamente finalizado nos Estados Unidos, e o percentual de lavouras com boas condições está diminuindo cada vez mais. 

A previsão é de chuva para os próximos dias no Meio-Oeste dos EUA, o que deve amenizar impactos futuros sobre a produção.  Estimativas divulgadas pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), indicam aumento da oferta mundial do grão na safra 2023/2024 e ainda na brasileira. 

O Departamento afirmou que a oferta global deve ultrapassar a demanda, esse acontecimento pode elevar o estoque final de 27% para 31,9%, a maior em cinco safras.

Os valores internos têm a estimativa de oferta elevada, além disso, a desvalorização do dólar frente a moeda brasileira pressionou as cotações de soja e derivados no Brasil na semana anterior. 

Com informações do Cepea
Foto capa: 
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista. 
 


Últimas Notícias