O Consad (Conselho de Administração) da Embrapa deu posse na última semana ao novo presidente do colegiado, Carlos Ernesto Augustin, indicado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). O assessor especial do Ministério é engenheiro agrônomo, produtor rural e assume a vaga em substituição a Guilherme Soria Bastos Filho.
Carlos Augustin disse que assumir a presidência do Consad é uma missão delegada a ele pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. “Estou ciente dos estudos do grupo de trabalho de renovação, que talvez seja a missão mais significativa que vamos ter daqui para a frente”, comentou.
Segundo o novo presidente, o Brasil e a Embrapa são referências para outros países, daí a importância de pensar a retomada da inserção na África e uma nova atuação na América Latina. “Já conversei com o Senar (Serviço de Aprendizagem Rural), porque temos que elaborar estratégias bem positivas no âmbito da extensão rural. A Embrapa é um fenômeno, mas precisa fazer com que as tecnologias cheguem ao agricultor”, afirma.
Carlos Augustin foi executivo da Sementes Petrovina, empresa situada em Pedra Preta (MT), e atualmente é vice-presidente da Aprosmat (Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso) e do Fórum Agro/MT, além de ser membro dos conselhos consultivos da AMPA (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão) e do IPA (Instituto Pensar Agro).
Com informações e foto Embrapa