Embrapa lança edital para fomentar inovação em suínos e aves

Ação disponibiliza recursos financeiros da Embrapa de até R$500 mil por ano

17/06/2023 às 08:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Embrapa Suínos e Aves lançou esta semana o edital público que vai selecionar a melhor proposta em inovações tecnológicas nos setores da avicultura e suinocultura. As inscrições vão até o dia 13 de setembro.  A ação faz parte do Programa Inova 2023 e oferece três vantagens às empresas que querem inovar e precisam de parceria. Uma delas é a oportunidade de construir projetos de inovação aberta em conjunto com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves.

Os participantes terão acesso à estrutura de pesquisa da Embrapa e apoio na busca por fontes de financiamento para a execução de projetos de inovação aberta. As inscrições para o edital poderão ser feitas aqui.

O edital público do Programa Inova é aberto a qualquer empresa (micro, pequena, média, grande, startup) que atenda à documentação solicitada. A partir de um trabalho de prospecção feito pela Embrapa Suínos e Aves, o edital apresente 13 oportunidades de inovação para as quais podem ser apresentadas propostas. Mas também há uma opção de oportunidade aberta, na qual a demanda prospectada pode ser definida pelo proponente.

Entre as oportunidades de inovação estão sistemas de automação, processos ou insumos para uso prolongado da cama aviária, sexagem in ovo, carne enriquecida, kits de diagnóstico e vacinas para doenças, uso de resíduos para produção de energia em frigoríficos e desenvolvimento de protocolo de certificação de propriedades rurais em suinocultura e avicultura de baixo carbono.

As propostas serão selecionadas até 25 de outubro. Neste dia, a Embrapa Suínos e Aves promoverá o evento “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã”, quando serão divulgadas as seleções dos projetos para a terceira fase do edital. 

3ª Fase do Edital

Nessa etapa, a Embrapa Suínos e Aves e as empresas selecionadas assinarão termos de confidencialidade, seguirão uma metodologia de trabalho e definirão a construção do projeto de inovação aberta de comum acordo.

Recursos Financeiros

O edital disponibiliza recursos financeiros da Embrapa de até R$500 mil por ano e buscará parceria de outras instituições para ampliar esta oferta. Porém, os recursos financeiros vinculados ao edital não serão distribuídos como prêmios aos selecionados. Eles ficarão disponíveis para os projetos de inovação aberta que serão construídos pelos grupos de trabalho na terceira etapa e somente serão acessados caso os mesmos sejam aprovados pelas fontes financiadoras escolhidas.

O Programa Inova é uma realização da Embrapa Suínos e Aves com correalização da Prefeitura de Concórdia, INCTECh Incubadora Tecnológica e Pollem Parque Científico e Tecnológico. Tem o apoio da Fapesc.

Com informações e foto Embrapa
 


Últimas Notícias